Contos de Lua Cheia
por Cristina Taquelim
25 de Janeiro início às 22h
A primeira lua cheia do ano de 2005, está próximo de acontecer, dia 25 de Janeiro é o seu nascimento, assim, é noite para contar e ouvir contos. É com a contadora Cristina Taquelim que se inicia este ano os Contos de Lua Cheia. De manhã três escolas básicas de Évora sonham através dos contos; às 18h, na livraria “Som das Letras” os livros acompanham a contadora e á noite pelas 22h uma viagem através das palavras na Sociedade Harmonia Eborense.
CRISTINA TAQUELIM
É técnica da Biblioteca Municipal de Beja, contadora regular nos serões de contos da Biblioteca municipal e pertence à organização das Palavras Andarilhas. Desenvolve actividade como narradora e como formadora na área da animação à leitura.
Sobre si diz: “nasci a primeira vez - que me lembro – numa pequena cidade do Sul e desde então tenho nascido todos os dias. Todas as vezes que se rasgou uma cortina e se abriu um pouco mais o meu olhar interior. Todas as vezes que se alargou a minha compreensão do mundo e dos homens, cada vez que tive a percepção de que sou apenas um grão de areia que junto a outros grãos fazem mover a duna.
Morro também todos os dias…não falo do morrer em que deixamos de ter nome e passamos a ser “o corpo”, mas daquele que acontece com a morte das certezas absolutas, dos eternos compromissos, dos mitos e dos dogmas. A morte da rigidez e inflexibilidade do ser que somos e que vai morrendo em cada pequena traição ou descoberta, para se transformar em pedra ou vento, para se perder ou se libertar.
…e a razão em estar aqui hoje, de trabalhar em livros, contos e leituras, é apenas e mais uma vez essa estranha necessidade que desde sempre me acompanha de nascer e morrer, de transformar e transformar-me."
In Programa “palavras andarilhas”
Organizaçã0: TRIMAGISTO — Cooperativa de Experimentação Teatral, CRL
Parceiros: Sociedade Harmonia Eborense e Som das Letras