Algo Mais...


11|12|13 Abril de 2008




Programa

Algo Mais…
Noites em Movimento

Sexta-Feira 11 de Abril
Concerto Txikiss Não pensa. Dança… no Imaginário Associação Cultural às 22h

Sábado 12 de Abril

Concerto Fol&ar nos Celeiros às 22h


Algo Mais…
Encontro de Artistas, Famílias e Arte


Sábado 12 de Abril
Teatro Tamborilando nos Celeiros às 11:30
Procurámos tocadores de flauta tamboril, para a partir daí construir um espectáculo de teatro de objectos e música. Convidamos o espectador a entrar dentro da serra, a entregar os sentidos à terra, ao vento, à chuva e à neve. Ver, ouvir e sentir a vida do tamborileiro. Descer à aldeia e dançar…
Homens, guardadores de rebanhos de tempos que já ninguém sabe, passavam dias e noites na serra, ao ritmo do pastar da erva, sujeitos à intempérie. Um dia, o mais antigo, pegou em ramos de uma árvore, peles de cabra, fez uma flauta, um tambor, e nunca mais se deixou de ouvir tamborilar. Procurámos objectos e instrumentos nos sítios mais improváveis. Alguns vieram ter connosco pelo seu próprio pé e acabaram por ficar. Brinquedos tradicionais, caixas, malas, bonecos, coisas da China, panos, água, terra, flores, folhas, uma árvore, lanternas e instrumentos musicais, e, no centro de tudo… música, uma flauta com três buracos, um tambor e um guardador de rebanhos.

Sábado 12 de Abril
Oficina Percussões Tradicionais Portuguesas no Imaginário Associação Cultural às 15h
Esta oficina assenta numa proposta de aproximação das novas gerações a práticas musicais inspiradas nas tradições culturais do povo português. Bombos, caixas e gaitas de foles foram secularmente paisagem sonora de encontro festivo, celebrando um espaço de prazer estético e artístico, em encontro de gentes.

Sábado 12 de Abril
Oficina Origami na Harmonia às 16:30
Origami é a arte milenar japonesa de dobrar o papel. Provém do japonês ori (dobrar) e kami (papel). Foi transmitida de geração em geração e encontra-se hoje mundialmente difundida. Das regras tradicionais consta a utilização de quadrados de papel colorido para criar as mais diversas figuras (animais, plantas, objectos), sem cortar. Todavia, estas regras não são absolutamente restritivas e, por vezes, aparecem nos manuais de Origami alguns modelos que não abdicam da cola e tesoura. O trabalho com Origami é também reconhecido pela sua importância no desenvolvimento cognitivo e motor da criança, uma vez que enfatiza a observação, a persistência, a concentração e atenção, a autoconfiança, o esforço pessoal, a coordenação motora e a criatividade.
Workshop orientado por Vera Morgado.

Sábado 12 de Abril
Oficina Danças Africanas na Harmonia às 16:30
Orientada por António Tavares


Cada Actividade : € 2.5