Os :papercutz são um dos poucos grupos a sair de Portugal para cena internacional independente de música electrónica. O grupo assinou no fim de 2007 para a editora de Montreal, Apegenine Recordings, que já editou trabalhos de artistas como David Kristian, Emanuele Errante, Khonnor, Julien Neto, o ex-vocalista da banda Beanbag, Hunz, entre outros.
Em 2008 surgem nos "Novos Talentos Fnac", uma compilação que destaca vários artistas portugueses emergentes pela qualidade do seu trabalho. O single de avanço "Ultravioleta" do seu álbum de estreia "Lylac" têm recebido airplay pelas mais conhecidas estações de rádios nacionais e a sua edição especial (Ultravioleta rmx's) inclui remisturas de artistas reconhecidos na música electrónica como Neotropic (Ninja Tune, Mush), The Sight Below (Ghostly international), Spandex (Hand on the Plow, Sleep Debt) e Signer (Carpark Records).
Por outro lado os :papercutz remisturam o single dos peixe:avião, "Camaleão", para o respectivo E.P. da banda de Braga terminando assim o ano de 2008 em boa forma. Em 2009 e com a chegada do seu álbum às lojas portuguesas a 16 de Fevereiro o grupo dá início uma série de concertos pelo país e fora.
Em Abril deste ano os :papercutz arrecadaram o prémio, referente à categoria "Off the beaten track", no The People's Music Awards cuja cerimónia decorreu em Londres.
CRÍTICA
"Um disco como este não merece ser exclusivo de meia-dúzia de privilegiados. Está aqui um tesouro a descobrir urgentemente." David Pinheiro 4/5 (Diário de Notícias/Disco Digital)
"É também algo mais raro do que se pensa, no que à Arte diz respeito: um acidente feliz. Porquê? Simples: por uma vez esse cliché mal contado da "falta de pretensões" constitui-se como efectiva força motriz de recomendáveis resultados finais" RR 4/5 (Blitz)
"Um reencontro interessante das electrónicas made in Portugal com vozes cantadas em português, num diálogo que garante um bom efeito de cartão de visita." Nuno Galopim
"...será elementar confirmar aqui a ascensão da pop lusa a um estádio de maturidade decorrente do sábio cruzamento de referências da produção exterior e dos impulsos criativos de um mundo interior." Ricardo Saló (Expresso)
"On his debut full-length release Lylac, Bruno Miguel (aka :papercutz) creates an arrestingly original experimental pop style by marrying glitch-laden electronics and funky beat programming to soaring vocal melodies evocative of the producer's native Portugal" Textura
"A bewitching album that invites you on a fascinating trip into the world folk experimental pop music. One of the best releases in 2008! 10***" Cuemix-magazine
"It’s an LP specialising in a vibrant and emotional blend of electronica, glitch and synth-pop, one that provides the kind of understated intensity perfect for late night introspection." Experimusic
"Tentative songwriting tendencies have crystallised into a both mature and playful style, brimming with the simple pleasures of pure Pop and resounding with the melancholic madrugadal energies of his homebase Portugal" Tokafi (Album of the Month)
"From digitally manipulated recordings of organic instruments, to organic interpretations of abstract digitalism…I’ve always thought of our five senses as just receptors of various communication protocols through which we all attempt to send or receive a message. On Lylac, Miguel does just that. He fans out the confetti of his shredded thoughts into our ears where they circle, float, and finally settle to cover the empty spaces occupied by silence." Headphone Comute
"...elegantly crafted in a pop sense where glitch based idm meets acoustic rhythms and vocals." Emerging Sounds
"Lylac is quite an accomplished form, it’s balance between acoustic and electronic approaches is seamless and invisible, vocal presence is foregrounded and yet not dominant, clarity of intonation of the piano, xylophone and melodicia display the technical achievements." Cyclicdefrost
“Beautfiul melody, which is somewhat hidden by layers of texture, but that makes it all the more interesting." Annie Nightingale (DJ/Presenter BBC 1)
:papercutz: 'Ultravioleta' realizado por Eduardo Morais