O Maquinista | 11 Julho | SHE


A ORIGEM
O Maquinista é a 1ª aventura solo de João Branco Kyron, vocalista e letrista dos Hipnótica, banda incontornável no cenário da música alternativa portuguesa e autores de álbuns aclamados, considerados pela crítica como das melhores obras editadas no país nos anos em foram lançados. De “ENTER” a “NEW COMMUNITIES FOR BETTER DAYS”, passando por “DECODE” e “RECONCILIATION”, existiu sempre nos Hipnótica uma ânsia em experimentar e arriscar novos cruzamentos de linguagens musicais. Foi justamente esse percurso de procura que fez germinar a semente em João Branco Kyron para a criação do álbum que vê agora a luz do dia.

O MAQUINISTA – O PROJECTO
É um projecto de “palavras faladas” a partir de textos originais de João Branco Kyron, que também assina a banda sonora.
São fragmentos da memória, exercícios de voyeurismo, premonições, delírios febris, polaroids que simbolizam a essência de um percurso onde O Maquinista é o condutor, percorrendo os trilhos de uma montanha russa, ascendendo ao cume, assumindo o papel de criador da máquina, para depois iniciar a descida, veloz, tornando-se ele próprio um produto dessa máquina vertiginosamente desgovernada.
O Maquinista faz-se acompanhar de diversos artistas convidados que criaram peças artísticas exclusivas inspiradas nos textos.
São 4 peças de cada artista com impressão limitada a 250 exemplares cada, distribuídos em 4 séries identificadas na capa do álbum (A,B,C,D), criando dessa forma um objecto colecionável, numa tentativa de resgatar o prazer de possuir a peça como objecto artístico e indissociável da música e dos textos.
Lois Gray é responsável pelas fotografias, Pedro Gundar pelas ilustrações, João Pedro Moreira realiza os vídeos e O:7:D produz o poster e é responsável pelo artwork do álbum.

"trilogia de lisboa: I da nostalgia" realização João Pedro Moreira


live @ museu nogueira da silva (Braga)