Vem dar música à SHE | Eduardo Luciano (CDU)



Na sexta-feira passada, foi a vez do candidato da CDU, Eduardo Luciano, vir dar música à SHE. Este advogado de 49 anos, ligado ao desporto como atleta, treinador e dirigente, é pai de três filhos e, enquanto político, diz que “ter poder é ter a possibilidade de o partilhar”. É militante comunista desde 1974 e em 2005 foi eleito para a Assembleia Municipal. Para ele, esta oportunidade dada pelo convite da SHE representa uma partilha da sua intimidade que, não obstante, resultou numa das mais agradáveis acções de campanha. E, de facto, foi descontraído que se apresentou às largas dezenas de pessoas que afluíram à SHE para ouvir as suas propostas… musicais, como é evidente.


Após recolher e preparar três dezenas de temas, Eduardo Luciano conduziu os presentes numa viagem por aspectos particulares da sua vida, desde os tempos em que era atleta no ginásio do Barreirense. Esta sua faceta foi representada por um instrumental bem mexido de Jean-Luc Ponty que, recorda, dava a energia suficiente para os flic-flac. Mas o inicio da «performance» foi marcado pela reprodução de um tema retirado do cancioneiro moçárabe do século XI, interpretado por Eduardo Ramos.


De resto, a sua playlist incidiu bastante em temas pouco óbvios mas encorpados, quer do ponto de vista simbólico quer do ponto de vista musical. A presença de Patxi Andion, Zeca Afonso, Jorge Palma e José Mário Branco representa uma linha de intervenção política e cívica, à qual nem faltou «This old man» de Pete Seeger. Mas não é menos interventiva a opção por temas que exaltam a dignidade feminina, entre os quais «Mulheres de Atenas» (Chico Buarque) e «Proud Mary», numa versão superiormente interpretada pela jovem Tina Turner do original dos Creedence Clearwater Revival.


Para o final do seu set, Eduardo Luciano reservou um momento especial de música ao vivo, com a presença de Joaquim Soares (Cantares de Évora) que nos presenteou a todos com uma magnífica interpretação de “Nasce o sol no Alentejo”.