“ALICES”, pintura/colagem de João Concha


“ALICES”, pintura/colagem de João Concha

INAUGURAÇÃO
Sexta-feira, 2 de Outubro, às 22h30m, na Sociedade Harmonia Eborense.

Sob o tema “alices” expõem-se trabalhos de pintura e colagem, parte de longa série temática desenvolvida desde 2007 sobre o personagem Alice de Lewis Carroll. A presença gráfica do personagem ilustrado no séc. XIX por Sir John Tenniel é comum a todos os trabalhos e nestes procura-se explorar o suporte enquanto lugar habitado, interrogando condições/situações como a escala, os limites, a repetição, na relação entre a figura reconhecível e o fundo plano.

Não se procura ilustrar a narrativa original de Carroll ou qualquer outra; antes se propõe a descontextualização e o confronto entre o personagem-grafismo de Tenniel e a matéria. Alice perde-se em superfícies aparentemente vazias ou ambíguas, descobrindo o mundo enquanto o inventa, enquanto o recusa ou imagina. Nesse mundo plano, o personagem confronta-se com a matéria - (ou isola-se) – e com a cor ou a sua ausência, por vezes através de objectos de uso quotidiano, “intrusos” tridimensionais que questionam a sua própria funcionalidade/sentido, deixando em aberto (todas) as narrativas possíveis a cada um dos “leitores” destas imagens.

João Concha

Nasceu em Évora, 1980.
Vive e trabalha em Lisboa, onde se licenciou em Arquitectura pela FAUTL, 2004.
Tem formação complementar em desenho/artes plásticas, tendo cursado ilustração no CITEN, 2005. Frequentou workshops na ARCO e no CIEAM, bem como o espaço-atelier ‘TeoArtis’ entre 1990 e 1998.

Trabalha em ilustração, com colaboração em vários periódicos (Revista Big Ode e Revista Visão, entre outros) e tem ilustrado obras de poesia e livros para crianças, como o recente “Verso a Verso, antologia poética” editado pela Trinta-por-uma-Linha.
Tem participado em exposições colectivas de artes plásticas e exposto também individualmente, sobretudo pintura e colagem.