Dudas Trio | SHE | 10 Out


"Dudas nasceu em Macau e com cerca de dois anos e meio vai para Moçambique onde inicia os primeiros estudos de guitarra clássica e popular. Em 1975 vem para Lisboa, e frequenta o Conservatório Nacional de Música e a Academia de Amadores de Música, onde estuda Guitarra Clássica até ao 6º Ano com o professor Piñeiro Nagy. Frequenta também os cursos de Guitarra do Festival da Costa do Estoril, dirigidos por Alberto Ponce. Entre outras experiências nesta área, esteve também presente nos cursos de música contemporânea ministrados pelo compositor Jorge Peixinho. Frequenta também os cursos de Jazz no Hot Clube de Portugal, no início dos anos 80 (cerca de 2 anos).

Ao mesmo tempo participa em vários Workshops, com Louis Sclavis (grupo Workshop de Lyon), John Abercrombie, Kenny Burell, Billy Harper, entre outros.

Inicia a sua actividade como músico profissional nos anos 80, tendo tocado e/ou gravado com vários artistas e músicos tais como Rão Kyao, Pedro Caldeira Cabral (La Batalla), Sérgio Godinho e Fausto, entre outros. Funda o grupo Ficções em 1988, onde é o principal compositor e director musical. Em 1992 lança o seu primeiro disco Aqua (distribuido por PolyGram), seguindo-se Zambra (PolyGram, 1995) e em 2001 Ocidental Praia (edição de Autor). Com este grupo, realizou centenas de concertos pelo País, tendo estado também presente em vários Festivais tais como, Festival Internacional Maré de Agosto (Açores 1992 e 1996), International Jazz Festival of Macau (1995), Festival do Ramo Grande (Açores,1997), Grenoble Jazz Festival (1997), Encontros com Portugal (Brasil, 1998), Expo 98, Festival de Jazz de Torres Vedras (1999), Festival Músicas deste Mundo (Lisboa, 2000), Festival de Jazz de Matosinhos (2002), JazzFest de Curitiba (2002), Fest de Jazz Maio Lindo Maio, Portimão (2005), Jazzin Tondela ( 2006) etc.

É membro fundador do grupo Simby, um projecto com músicos africanos da Guiné-Bissau (Guto Pires, Armandinho, Mayo Kopé, Toni Dudu). Nos últimos 2 anos integra o Didier Labbé Octet (guitarras, alaúde e composição), projecto que integra músicos franceses, espanhóis e portugueses, com o seu 1º CD Passejada recentemente editado (2005).

Ao longo dos anos tem também exercido a actividade de director musical do grupo de Teatro Maizum, para quem compôs música original para mais de uma dezena de peças. Compôs também para cinema e televisão.

Durante as duas últimas décadas tem também ensinado em várias escolas de música do País (é fundador da escola de música do Centro Cultural de Benfica)."
do myspace do músico

Sábado dia 10 estará na SHE para nos brindar com a sua música.