ao vivo na Sociedade



Luís Azevedo Silva disponibilizou para download gratuito no seu myspace o concerto que deu na SHE no passado dia 13 de Dezembro.
foi a primeira vez que Azevedo Silva o fez.

a SHE, enquanto Associação, agradece este bonito e sentido gesto do Luís.
muito obrigado.
visitem o seu myspace e (re)oiçam o magnífico concerto com que nos brindou.

Azevedo Silva chamou-lhe "Ao vivo na Sociedade". vem acompanhado deste texto:

"Ao vivo na Sociedade
Até Dezembro tivemos a honra e felicidade de tocar em alguns pontos do Mundo. Foi um ano cheio de viagens, pessoas novas, concertos e contactos que poderão ser proveitosos no futuro. O Inverno brindou-nos com temperaturas rigorosas e esta "ajuda" meteorológica foi importante para que recolhêssemos à nossa toca. Assim pudemos reflectir sobre a experiência passada e ler mais sobre os assuntos que nos incomodarão ao longo da nossa vida. Infelizmente, uma conclusão recorrente das conversas que tivemos foi a de que será cada vez mais difícil, no nosso tempo de vida, assistir às mudanças que ambicionamos para hoje. No entanto, continuamos a acreditar que pequenos passos são determinantes para essa mudança. Este é um dos pequenos passos.

Decidimos lançar este disco agora por três motivos:

I) Queremos oferece-lo aos fãs que nos têm acompanhado. Já mereciam uma gravação decente das músicas ao vivo. Força. Estejam à vontade para passar a palavra aos amigos e para espalharem o disco. Com alguma sorte, alguns dos vossos temas preferidos podem ser ouvidos neste concerto. Poderão perceber que não houve edição dos erros. Se somos fado indie, não podemos preocupar-nos com muitas regras.

II) O disco "Autista" atingiu os 10,000 downloads através do site da Lástima. Isso é, pelo menos para nós, um motivo mais que suficiente para vos darmos algo em troca. Obrigado por isso.

III) Durante a promoção do disco, para além dos muitos concertos que tivemos, ficámos surpreendidos com os relatos do que se estava a passar na Sociedade Harmonia Eborense (SHE). O que pretendemos agora é deixar um alerta para que se saiba que esta, uma das casas mais interessantes do país, esteve a um passo de encerrar. Isso significaria menos cultura, menos alternativas, menos pensamento, menos debate.

Em cinco anos a SHE apresentou à população eborense cerca de 220 concertos, fez imensas exposições e formação com miúdos e graúdos, fez um sem número de coisas em prol da cultura e desenvolvimento educacional das futuras gerações. Mais do que as aparentes “festas jovens”, poderá ter modificado opiniões e mentalidades. Pelo menos deu espaço aos putos de Évora, para que eles pudessem absorver um pouco mais do que lhes é oferecido por televisões e rádios. Fez aquele trabalho que custa fazer: o de agitação das massas cinzentas. Provavelmente o que poucas autarquias e serviços camarários conseguem fazer com tanta precisão e conhecimento real do mundo actual. Creio que poderei dizer que os membros da direcção não o terão feito por proveito pessoal mas antes pela promoção dos artistas nacionais que precisam de espaços como estes para continuarem a sonhar.

O que para mim é lamentável é que ninguém se manifestou ou organizou para ajudar a SHE. Ninguém reagiu. Onde estavam os músicos que por lá passaram? Onde estavam as gentes de Évora na altura de agradecer a este espaço?

O ano de 2009 começou, para nós, com o site Epilespia Social (www.epilepsiasocial.net). Não queremos moldar-vos o pensamento nem queremos educar ninguém. O que propomos é, simplesmente, que cada um de vocês crie a sua própria opinião. Nós não sabemos "a verdade" mas se cada um de nós, de uma maneira independente, for chegando a conclusões, seremos todos mais livres.

Aos poucos, vamos voltar aos concertos, por um curto período de tempo. Vamos voltar ao Norte do país e também a Lisboa. Poderão seguir as datas no nosso myspace. Brevemente também devemos ter um site para facilitar a comunicação com as pessoas que se querem dirigir a nós.

Voltar a tocar vai ser estranho mas bom. Vamos rever algumas das pessoas das quais gostamos. Uma das mais talentosas que encontrámos é de Viseu: Luís Belo (www.luisbelo.com), autor do desenho que agora serve para ilustrar o disco. Servimo-nos assim deste lançamento para, também, agradecer-lhe a disponibilidade e encorajá-lo a continuar a desenhar. A ele e a todos os putos de Viseu, Fundão, Braga, Lisboa, Porto, Vila Real, Aldeia das Amoreiras, Faro, Beja, Évora, Portalegre, Setúbal e todos os outros locais por onde passámos."

um abraço Luís.
SHE