Vem Dar Música à SHE


A Harmonia convida os candidatos à Câmara Municipal de Évora para «darem música à SHE»


Durante o mês de Setembro, a Secção de Património, Estudos e Cidadania da Sociedade Harmonia Eborense põe em andamento o evento “Vem dar música à SHE”, um projecto de cidadania que conta com a colaboração dos candidatos cabeça de lista à Câmara Municipal de Évora. Este projecto consiste na realização de sessões em que os candidatos são todos convidados a vestir a pele de DJ’s e a comentar as suas preferências musicais em ambiente descontraído e sem a carga simbólica própria das acções de campanha eleitoral.

“Vem dar música à SHE” resulta da necessidade de inverter a tradicional distância entre o eleitorado mais jovem e a política através de acções despidas da formalidade que caracteriza, em muitos casos, a acção política. No fundo, trata-se de dar uma resposta não convencional às preocupações da classe política, encabeçadas pelo Presidente da República Portuguesa e confirmadas recentemente por uma investigação do Centro de Estudos e Sondagens da Universidade Católica. Recordamos que entre as principais conclusões deste estudo estão os fracos índices de participação eleitoral e envolvimento cívico dos jovens portugueses.

Com este projecto, a Sociedade Harmonia Eborense espera contribuir para a aproximação do eleitorado jovem às diversas candidaturas autárquicas através de uma apresentação mais pessoal e humanizada dos candidatos cabeça de lista, recorrendo a uma forma de arte universal e transversal a sensibilidades culturais e políticas.

A primeira sessão terá lugar no próximo dia 16 de Setembro, com a participação do candidato do Bloco de Esquerda, Miguel Sampaio. A 18 de Setembro será a vez do candidato da CDU, Eduardo Luciano, apresentar as suas músicas de eleição. Na terça-feira 22 teremos José Ernesto, candidato do PS. Finalmente, António Dieb (PSD) encerrará a 23 de Setembro o projecto “Vem dar música à SHE” com a apresentação da sua playlist. Todas estas sessões terão início a partir das 21h30 e têm entrada livre.


A Direcção da Sociedade Harmonia Eborense sublinha que todas as candidaturas foram formalmente convidadas.

Finalmete, não obstante o período pré-eleitoral que se vive, é intenção da Sociedade Harmonia Eborense continuar a contribuir para a consolidação democrática e de uma cidadania plena através de outros projectos similares a desenvolver no futuro.