Absolutamente Falso | 19-20 Março, 23h | SHE


ABSOLUTAMENTE FALSO, performance de André Pinto, Daniel Moutinho e Márcio Pereira

A limitação é o ponto de partida para este trabalho performativo.
Como é que uma castração social nos pode levar ao encontro da limitação física, de um bloqueio, da impossibilidade de agir.
O que é para nós, ver um corpo que não se pode mover? O que é para nós observar este mesmo corpo numa luta interior? O que fazer?

Diariamente dezenas de olhares vêm na nossa direcção como flechas, actos inconscientes, puros reflexos. É certo que não podemos eliminá-los, mas isso não pode ser veículo da anulação da nossa identidade. O que posso fazer para desconstruir o olhar do outro na construção da minha identidade e desta forma existir neste espaço, com este corpo que não podia ser outro.
Márcio Pereira


Neste trabalho performativo o que desenvolvo, o que eu procuro são efeitos. O efeito da acumulação que leva a uma exaustão? Será real e plausível a afirmação de William S. Burroughs quando diz que “ o efeito sonoro de um motim pode originar um motim na realidade”? O efeito de mexer, de incomodar, de que as palavras não são instrumentos meramente espirituais, que podem não só tocar na alma, mas mexer com o corpo.

Que esse efeito de acumulação, que esse “efeito sonoro de um motim” toque na carne, no osso. E que a palavra, a todo o momento é uma reinvenção, uma reinvenção de uma tradição, uma tradição linguística, que se modifica a todos os momentos da história de uma sociedade. Como são as palavras da contemporaneidade?
Daniel Moutinho


“Crab Men! Tape Worms! Intestinal Parasites!” (...) “I have not come to explain or tidy up...”
Vim sim para destruir as palavras em fonemas! Fonogramas em ruído, ruído em massa densa!
Aqui acaba a comunicação! Não pretendo nada! Não pretendo NADA! Tudo o que aparente pretensão é absolutamente falso! Tudo o que aparente linguagem ou comunicação é absolutamente falso! Não haja dúvidas! Se daqui se retiram emoções, se aparento transmitir algo menos que o insuportável... é uma ilusão! Está errado! Estão errados!
O que daqui for retirado... é... ABSOLUTAMENTE FALSO!
Não haverá mais que amorfismo...
André Pinto

Dias 19 e 20 Março, pelas 23h na SHE