Comemorações do 161º Aniversário SHE



No próximo dia 23 de Abril, a Harmonia comemora o seu 161º Aniversário.
Para além da sessão comemorativa a ter lugar pelas 18h30, a qual incluirá uma homenagem aos sócios mais antigos e a inauguração de uma exposição de fotografia com os trabalhos concorrentes no 2º Concurso de Fotografia, a noite será de festa com um concerto musical oferecido pela nossa colectividade a toda a população. Assim, a partir das 22h00 sobem ao palco da Praça do Giraldo os Uxu Kalhus, uma formação com raízes eborenses que funde exemplarmente a herança tradicional com as arrojadas sonoridades do rock, afro-jazz e ska.


Nasceram em 2000 com o objectivo inicial de divulgar as danças portuguesas em França. Cedo revelaram a sua vocação de grupo folk português algures entre os universos da Fusão e das Músicas do Mundo. As composições do grupo alternam arranjos de sonoridades que acompanham as danças portuguesas (raramente utilizadas fora do universo folclórico tradicional) com influências diversas de cada um dos seus elementos para obter um resultado original no panorama nacional e internacional. A sua maior força é a prestação contagiante ao vivo, que incita o público a dançar e a explorar o folk nacional.

Entre mais de 350 bailes/concertos em Portugal, Espanha, França, Alemanha, Macau e Itália, houve a necessidade de registar as criações sonoras em dois cd´s. No primeiro - A Revolta dos Badalos de 2006, o Malhão, a Erva cidreira, o Mata Aranha, o Saraquité ou o Regadinho adquirem uma dinâmica nova, fracturante, com ritmos de bateria, baixos jazzísticos e arranjos com influências Afro, Ska, Rock, Drum n´Bass e Hip Hop. Com o segundo álbum Transumâncias Groove de 2009, a "revolução" na música tradicional dá ainda mais um passo no aprofundar do Folk nacional, com originais do grupo para danças como o Vira, o Corridinho e as Saias.